Origem
A origem de Tarrafas aconteceu nos meados do século XIX, por volta do ano de 1866, aqui chegou vindo da Paraíba uma senhora por nome de Dona Teresa Moreira, trazendo consigo sua família e grande parte do seu patrimônio e aqui fixou sua morada. Construiu uma casa grande e uma pequena capela ambas de taipa, aposando-se das terras próximas ao rio Bastiões que corta o município de oeste a leste. Devido a grande quantidade de aroeira até 1879, era chamada a localidade de Sítio Aroeira. A partir desta data conta-se que um homem (até então de nome desconhecido) foi pescar em um poço do Rio Bastiões, devido a profundidade das águas do poço a rede de pescar (conhecida como tarrafa) ficou presa no fundo do poço. Daí então os habitantes da redondeza ficaram chamando de “poço da tarrafa”, originando o nome de Tarrafas, que aos poucos foram sendo construídas casas, tornando-se povoado, vila até chegar a categoria de cidade.
História
Tarrafas teve sua primeira emancipação no ano de 1963, mas em 1964 voltou a ser um distrito de Assaré pelo motivo da implantação ditatorial no Brasil, após esse ocorrido conseguiu realmente se emancipar no dia 21 de outubro de 1987, esta data marca a sua emancipação política e teve sua primeira eleição realizada em outubro de 1988, tendo sido eleito como primeiro prefeito o Sr. Tertuliano Cândido de Araújo.
A origem de Tarrafas aconteceu nos meados do século XIX, por volta do ano de 1866, aqui chegou vindo da Paraíba uma senhora por nome de Dona Teresa Moreira, trazendo consigo sua família e grande parte do seu patrimônio e aqui fixou sua morada. Construiu uma casa grande e uma pequena capela ambas de taipa, apossando-se das terras próximas ao rio Bastiões que corta o município de oeste a leste. Devido a grande quantidade de aroeira até 1879, era chamada a localidade de Sítio Aroeira. A partir desta data conta-se que um homem (até então de nome desconhecido) foi pescar em um poço do Rio Bastiões, devido a profundidade das águas do poço a rede de pescar (conhecida como tarrafa) ficou presa no fundo do poço. Daí então os habitantes da redondeza ficaram chamando de “poço da tarrafa”, originando o nome de Tarrafas, que aos poucos foram sendo construídas casas, tornando-se povoado,vila até chegar a categoria de cidade.
Suas principais famílias são: Alcântara Rodrigues, Costa Batim, Cândido, Matias, Tinto, Canuto, Batista, Teotônio e Moreira. Dessas famílias provem quase todos os habitantes da cidade de Tarrafas.
Hoje, já bastante crescida, Tarrafas conta com escolas, hospital, posto dos correios, adutora, muitas casas comerciais e a vontade do seu povo em querer se desenvolver.
Cultura
Os principais eventos culturais do Município de Tarrafas são:
Agosto - Festa de Nossa Senhora das Angústias, padroeira do município.
Outubro - Festa do Município.
Divisão Política
Distrito criado com a denominação de Tarrafas, pelo ato estadual de 07-06-1920 subordinado ao município de Assaré.
Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o distrito de Tarrafas figura no município de Assaré.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1960.
Pela lei estadual nº 6810, de 03-12-1963, desmembra do município de Assaré o distrito de Tarrafas. Elevado à categoria de município.
Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído do distrito sede.
Pela lei estadual nº 8339, de 14-12-1965, é extinto o município, sendo seu território anexado ao município de Assaré, como simples distrito.
Em divisão territorial datada de 31-XII-1968, o distrito de Tarrafas, figura no município de Assaré.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1983.
Elevado à categoria de município com a denominação de Tarrafas nº 11360, de 2110-1987, alterado pela lei estadual nº 11484, de 20-07-1988, desmembrado de Assaré. Sede no antigo distrito de Tarrafas. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1989.
Em divisão territorial datada de 17-I-1991, o município é constituído do distrito sede.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2005.