Origem
A ocupação do atual território do município de Altaneira se deu por volta de 1870, quando fixaram residência às margens da pequena Lagoa os senhores José de Almeida Braga, Joaquim de Almeida Braga, João Correia de Araújo, João Bezerra, Manuel Bezerra, José Braz e Firmino Ferreira Lima.
O pequeno vilarejo pertencia ao município de Santana do Cariri ficando conhecido com o nome de Vila de Santa Teresa.
O nome de Altaneira foi sugerido pelo Pe. David Augusto Moreira e aceito imediatamente pelos defensores da criação do município.
História
Localizado no antigo território dos índios cariri, chegaram os por volta de 1870 novos habitantes, criando assim um pequeno povoado.[5] O lugar ganhou o nome de Vila de Santa Teresa e a lagoa posteriormente, passou a ser chamada de Lagoa de Santa Teresa.
Em 1937 deram início a construção de uma capela a qual seria utilizada pela população do distrito para suas rezas e orações a qual foi dada como Santa Protetora, Santa Teresa d'Ávila, hoje padroeira do município. Neste mesmo período foi realizado a primeira missa campal.
A primeira festa da padroeira aconteceu no dia 15 de outubro do mesmo ano com a organização do Pe. Agamenon Coelho.
Em 18 de Dezembro de 1958, – Marco na História de Altaneira. Idealizado sua Emancipação pelo Cel Manoel Pinheiro de Almeida, que foi morto nos festejos de emancipação da Vila de Santa Tereza. Após dois anos da Lei Nº 3382, surge a Lei de Nº 4396, que torna livre a área territorial do Distrito, possibilitando e passando a ser Município desmembrando do município de Farias Brito, ganhando o nome sugerido pelo Pe. David Augusto Moreira de Altaneira.
Cultura
Os principais eventos culturais são:
Fevereiro – Blocos Carnavalescos. Destaque o Bloco das Virgens. Homens vestidos de mulheres.
Março – Apresentação dos Caretas – Pessoas que se fantasiam de roupa e mascara, saem pedindo donativos para uma festa onde existe um Judas feito de pano e recheado de tecido e que com pode existir certa quantia em dinheiro no seu interior. Neste momento, várias pessoas buscam pegar o Judas, sendo que os mesmos levam chicotadas enquanto não sair do círculo dos caretas.
Maio – Momento de Oração. Coroação de Nossa Senhora.
Junho – Comemoração junina. Festival Intermunicipal de Quadrilhas Juninas.
Agosto – Mês de descontração. Vaquejada de Altaneira.
Setembro – Comemoração do dia 7. Desfile Estudantil e Gincana Cívica.
Outubro – Festa da Padroeira Santa Teresa d'Ávila de 6 a 15.
Dezembro – Festa do município do dia 16 a 18.
Divisão Política
Pela Lei Nº. 1.152, de 1947, a área territorial do povoado de Santa Tereza passou a pertencer ao município de Quixadá, hoje Farias Brito.
Distrito criado com a denominação de Altaneira (ex-povoado) pela Lei Estadual n.º 1.153, de 22-11-1951, subordinado ao município de Quixadá.
Pela Lei Estadual n.º 2.194, de 15-12-1953, o distrito de Altaneira foi transferido para o município de Assaré.
Em divisão territorial datada de 1-VII-1955, o distrito de Altaneira, figura no município de Assaré.
Pela Lei Nº. 3.382, de 16-10-1956, é devolvido o distrito Santa Tereza ao município de Farias Brito.
Elevado à categoria de município com a denominação de Altaneira, pela Lei Estadual n.º 4.396, de 18-08-1958, desmembrado de Assaré e Farias Brito. Sede no antigo distrito de Altaneira (ex-povoado). Constituído do distrito sede. Instalado em 25-03-1959.
Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído do distrito sede. Pela Lei Estadual n.º 6.796, de 20-11-1963, é criado o distrito de São Romão e anexado ao município de Altaneira.
Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído de 2 distritos: Altaneira e São Romão.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2017.