Fundação: 13/10/1890
Emancipação Política: 20 de dezembro
Gentílico: fariasbritense
Unidade Federatíva: Ceará
Mesoregião: Sul Cearense
Microregião: Microrregião de Caririaçu
Forno do Contínuo
Erguido no ano de 1962 pelo Prefeito Aurélio Liberalino de Menezes em sua propriedade de nome Maxio, com capacidade para queimar duas carradas de cal por dia. Denominado de Contínuo, simboliza um marco da modernidade em Farias Brito. O município possui grande fonte de calcário, no qual foi intitulado de "Terra da Cal", que outrora, contribuía com grande parcela na economia local.
Pedra Redonda
Localizado entre duas comunidades rurais de Farias Brito, as do sitio Cedro e a do sitio Carás, encontra-se a Pedra Redonda, edificada pelo senhor José Conrado, conhecido como Zeca Conrado, devoto do padrinho Cícero Romão Batista que em graça alcançada ergue uma capela sobre uma rocha, no alto de um vale cercado da Caatinga. A natureza mistificada pela devoção a imagem do Padre Cicero simboliza um espaço de fé que recebe visitantes para contemplar a beleza natural e religiosas do espaço, que deixa a todos deslumbrado de como a pedra está sobre a outra.
Rio da Pintada
O rio da Pintada está localizado na comunidade do sitio Umburana - serra do Quincuncá, e contempla á todos da região pela beleza natural, que atrai visitante em períodos chuvosos para lazer. Em período invernoso sobre as pedras forma-se pequenas cachoeiras e poços que encantam pelas águas cristalinas e limpas.
Cemitério Pe. Cicero - Distrito de Quincuncá
Construído no final do Século XIX no local escolhido pelo Pe. Cícero Romão Batista que veio a localidade a convite de moradores onde o mesmo procedeu a marcação e benção da capela, sobe oraculo de São José, e do cemitério.
O local escolhido pelo “Padim”, sempre despertou curiosidade no vilarejo, pois sua localização fica em meio a grandes rochas, e que essas poderiam interferir para construção das covas e túmulos. Os mais velhos contam que certo homem chegou a questionar o Padre sobre o espaço estabelecido, mas o mesmo respondeu que “ Onde cavassem daria cova”. Confiantes nas palavras “proféticas e sabias” do “Pe Ciço” o fato é que nunca cavaram o cemitério para não obterem uma cova.
Casa de Farinha
Espaço que resistiu a modernidade se mantendo ativa nos dias atuais. Localizada na Comunidade do Barreiro do Jorge, pertence ao Senhor José Ferreira Pinho, com aproximadamente 70 anos de fundação ainda continua funcionado, mesmo com algumas modificações continua com a mesma estrutura da época. As demais casas de farinha foram definhando aos poucos. Em certas épocas do ano acontecem as farinhadas que atraem visitantes para deliciar comidas feitas a partir da farinha e a goma da mandioca, em forma de Beijú, tapioca, pirão, mingau, pães de ló entre outros.
Açude de Aurélio
Construído na década de 50 pelo Cel. Manoel Pinheiro de Almeida, localizado à 4 Km do centro de Farias Brito, na comunidade do sitio Lamaju está “O Açude de Aurélio”, o maior açude do município, que tornou-se um dos atrativos de lazer do município. Com grande extensão permite a pratica de pescaria, lazer e abastecimento de água a comunidade do Lamaju e circunvizinhas. No período invernoso sobre as pedras do sangrador formar-se pequenas cachoeiras e poços que atraem visitantes.
Cruzeiro do Cariutaba
Um dos passeios mais desafiantes e que atrai bastante visitantes ao Cruzeiro em Cariutaba, fundado em 1943 pelo morador da comunidade, Pedro Correira, em homenagem a São Bom Jesus. Possui 585 metros de elevação, e para subir até lá o acesso mais fácil é por trilhas, com caminhadas e trechos de mata fechada até o cume. A trilha dura cerca de 1h e é recomendada apenas para pessoas com boa resistência física, é um passeio imperdível para quem gosta de montanhismo e natureza.
Pontal do Padre Cícero
O Pontal do Padre Cícero, como passou a ser conhecido o local, é um mirante na Serra do Quincuncá, distante apenas 4 km do centro urbano da cidade. O lugar é lindo. A vista do Vale do Cariri é encantadora.
No final da década de 1970, o alto da ladeira recebeu uma estátua encomendada pelo ex-prefeito João Antero da Silva, transformando-se em local de festivas romarias, ocorridas sempre no dia 20 de cada mês, dia da morte do Padre Cícero. Nessas manifestações de fé, muitos romeiros chegavam entoando benditos, enquanto outros acendiam velas ou queimavam fogos que eram ouvidos de localidades bem distantes.
Já na década de 1980, ocorreram também missas celebradas pelo então vigário de Farias Brito, padre José Wilton Leite. O espaço utilizado pelos devotos ficava repleto de gente, caminhonetes e caminhões.
A partir da chegada do padre Adalmiran Vasconcelos à paróquia de Nossa Senhora da Imaculada Conceição a participação dos católicos nas celebrações litúrgicas cresceu significativamente. Não tardou para que o sacerdote percebesse a importância das peregrinações quase que diária à serra. Desde 2013, missas passaram a ser celebradas regularmente no dia 20 de cada mês, em homenagem ao Padre Cícero que morreu no dia 20 de julho de 1934.[11]
Lenda
A escolha do local para erguer a estátua tem uma suposta origem mística, relacionada com a lenda da Pedra da Batateira, uma maldição que teria sido deixada pelos índios cariris. Segundo ela, um dia a Pedra da Batateira será deslocada e o Cariri será inundado pelas águas que jorram da fonte.
No início do século XX, o Padre Cícero foi à Serra do Quincuncá, atendendo a um convite de moradores do povoado de Araticum, hoje Quincuncá. O motivo dessa visita sacerdotal era escolher e benzer o terreno do futuro cemitério local.
Voltando ao Araticum, Padre Cícero teria parado no alto da ladeira para descansar um pouco e, refletindo sobre a geografia da região, concluiu algo importante. Uma vez afundada a Pedra da Batateira e inundadas todas as áreas baixas, a Colina do Horto, mais tarde transformada em santuário religioso de Juazeiro do Norte, seria um bom porto. Já a Serra do Quincuncá, no município de Farias Brito, seria outro.[12]
O Farol
O farol é um projeto ainda em fase de iniciação, liderado pelo Pe. Adalmiran Vasconcelos, que visa construir um farol para guiar as embarcações quando a Serra do Quincuncá se transformar em um grande porto, após a profecia relatada popularmente que o Padre Cícero disse quando passava no local: "quando o sertão virar mar e o mar virar sertão, aqui seria um porto seguro".
"Há sempre um sentido figurado nas palavras, como nas parábolas de Jesus, que nos trazem uma mensagem muito maior por detrás das palavras escutadas e "entendidas" apenas ao pé da letra. Porto Seguro simboliza um lugar de paz, de harmonia e de segurança espeiritual (o que nossa sociedade hoje anseia e muito). Farol tem como objetivo iluminar as trevas". Explica o Pe. Adalmiran Vasconcelos.
No local também está previsto a instalação de um pequeno museu da Marinha do Brasil, onde haverá exibição de vídeos para incentivar os jovens a seguirem a carreira militar.
Foi criada uma música e um clipe para divulgar o projeto, gravados pelo cantor Maurício Jorge.[13]
Cruz do Cego
A Cruz do Cego, foi construída no local da morte de Sebastião Avelino de Sousa (Cego) e seu neto e guia conhecido como Netinho, após o latrocínio ocorrido no mês de janeiro de 1964 na ladeira da Serra do Quincuncá.
Barragem de Cariutaba
A Barragem de Cariutaba é um local de lazer e banho localizado no distrito de Cariutaba. Em meses chuvosos a barragem enche e o local é visitado por muitas pessoas.
Calendário anual de eventos
No mês de fevereiro, ocorre o carnaval. O principal bloco carnavalesco é o Bloco da Virgens, mas também existem outros blocos, como o Bloco dos Fuleiros e o Amor Amil.
No mês de maio, ocorre o Festival de Violeiros, que atrai vários cantores, trovadores e repentistas da região.
No mês de junho, ocorre o Festival de Quadrilhas, em que cada escola do município mostra suas quadrilhas.
Em agosto, ocorre a Vaquejada do Sítio Patarábia.
Em setembro, ocorre a Vaquejada do Parque Silva Antero, que é a maior festa deste município. A festa conta com vários cantores e bandas, além de mostras agropecuárias.
No dia 08 de dezembro ocorre a festa da padroeira do município, Nossa Senhora da Conceição.
No dia 20 de dezembro ocorre a festa de Emancipação Política.
Área: 503,62
População estimada: 19450
Densidade: 38,60
Altitude: 320
Clima: Tropical semiárido brando
Fuso Horário: UTC-3
Distância para a capital: 475,00
Qual o seu nível de satisfação com essa página?